A violação do direito da personalidade à honra e à imagem em grupos do whatsapp e a extensão do dano na vida da vítima

Autores

  • Marcelo Negri Soares Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Giovana Barboza Lino Universidade Cesumar - UniCesumar Autor

Palavras-chave:

direitos da personalidade, honra, WhatsApp

Resumo

O trabalho analisa a violação dos direitos da personalidade à honra e à imagem praticada em grupos do WhatsApp, bem como a extensão do dano causado na vida da vítima. Parte-se da constatação de que os grupos desse aplicativo de mensagens instantâneas assumiram a função de verdadeiras comunidades digitais, marcadas por relações de confiança entre seus integrantes, o que potencializa a credibilidade das informações ali veiculadas. Nesse contexto, uma mensagem ofensiva, difamatória ou indevidamente compartilhada pode produzir danos significativamente mais gravosos do que aqueles ocorridos em interações presenciais, em razão do amplo alcance, da rápida disseminação e da dificuldade de controle do conteúdo. O problema de pesquisa consiste em identificar quais são as consequências jurídicas decorrentes da violação dos direitos da personalidade nesse ambiente virtual e até que ponto é possível mensurar a extensão do dano sofrido pela vítima, considerando os impactos sociais, psicológicos e profissionais. O objetivo central é analisar a dimensão do dano resultante da ofensa à honra e à imagem em grupos do WhatsApp, conceituando tais direitos, examinando a responsabilidade civil dos agentes violadores e destacando os efeitos negativos gerados na vida da vítima. Metodologicamente, o estudo adota o método bibliográfico e documental, com análise de doutrina, legislação nacional e internacional pertinente e jurisprudência atual, utilizando abordagem exploratória e método hipotético-dedutivo. Como resultados esperados, conclui-se que a violação da honra e da imagem no ambiente dos grupos de WhatsApp possui elevado potencial lesivo, ampliando a extensão do dano em razão da confiança entre os membros e da propagação viral das mensagens. O estudo busca, assim, contribuir para a conscientização social e o aprofundamento acadêmico sobre a gravidade dessas condutas e a necessidade de responsabilização adequada no âmbito do direito civil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Negri Soares, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Pós-Doutor (Universidade de Coimbra-PT), Professor UniCesumar, negri@negrisoares.page

  • Giovana Barboza Lino, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Graduanda, UniCesumar, estudante, giovanalino@hotmail.com

Referências

ANDRADE, Manuel da Costa. Liberdade de imprensa e inviolabilidade pessoal: uma perspectiva jurídico-criminal. Coimbra: Coimbra, 1996.

ARAUJO, Luiz Alberto David; JÚNIOR, Vidal Serrano Nunes. Curso de direito constitucional. 23. ed. Santana de Parnaíba: Manole, 2021.

BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

BORK, Reinhard. Allgemeiner Teil des Bürgerlichen Gesetzbuchs. 4. ed. Tübingen: Mohr Siebeck, 2016.

CIFUENTES, Santos. Derechos personalísimos. 3. ed. Buenos Aires: Astrea, 2008.

CORDEIRO, António Menezes. Tratado de Direito Civil. 5. ed. Coimbra: Almedina, 2021, v. IV.

DÍEZ-PICAZO, Luis; GULLÓN, Antonio. Instituciones de derecho civil. Madrid: Tecnos, 1995, v. I.

DONEDA, Danilo. Os direitos da personalidade no novo Código Civil. In: TEPEDINO, Gustavo (org.). A parte geral do novo Código Civil. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2007, p. 35-60.

FANTONI, Andressa. Autorrepresentação de adolescentes porto-alegrenses no Instagram. 2017. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, PUCRS. p.175.

FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de direito civil: parte geral e LINDB. 20. ed. Salvador: JusPodivm, 2022, v. 1.

LÔBO, Paulo. Direito civil: parte geral. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2021, v. 1.

LOTUFO, Renan. Código Civil comentado: parte geral (arts. 1º a 232). 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012, v. 1.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

MÜZELL, Rodrigo Bersch. Desinformação e propagabilidade: uma análise da desordem informacional em grupos de whatsapp. 2020. 102 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/16762/1/000498352-Texto%2BCompleto-0.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

SAINT-PAU, Jean-Christophe. Le droit au respect de la vie privée. In: SAINT-PAU, Jean-Christophe (Org.). Droits de la personnalité. Paris: LexisNexis, 2013, p. 675-942.

SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

SILVA, Andréa Barroso. Direito à imagem: o delírio da redoma protetora. In: MIRANDA, Jorge; JUNIOR, Otavio Luiz Rodrigues; FRUET, Gustavo Bonato (orgs.). Direitos da Personalidade. São Paulo: Atlas, 2012, p. 281-332.

SOARES, Marcelo Negri; CENTURIÃO, Luís Fernando; MORAES, A. M. S. O direito à imagem como um direito da personalidade da pessoa jurídica e seu entendimento jurisprudencial. In: Francisco Tarcísio Rocha Gomes Júnior; Lucas Gonçalves da Silva; Paulo Roberto Barbosa Ramos. (Org.). O direito à imagem como um direito da personalidade da pessoa jurídica e seu entendimento jurisprudencial. 1ed.Florianópolis: 2023, v. 3, p. 1-19.

TARTUCE, Flávio. Responsabilidade Civil. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2023. E-book. ISBN 9786559647910. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559647910/. Acesso em: 18 mar. 2024.

ZANINI, Leonardo Estevam de Assis. Direito à imagem. Curitiba: Juruá, 2018.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

A violação do direito da personalidade à honra e à imagem em grupos do whatsapp e a extensão do dano na vida da vítima. Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar, [S. l.], p. 435–438, 2024. Disponível em: https://lgpublica.com/index.php/anaiscdu/article/view/167. Acesso em: 4 fev. 2026.