Condenações injustas devido a falhas no reconhecimento

Autores

  • Annalúcia Garcia Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Mateus Rigolin Benicio Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Camila Virissimo Rodrigues da Silva Moreira Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Autor

Palavras-chave:

inquérito, identificação, culpabilidade

Resumo

O texto analisa as condenações de pessoas inocentes decorrentes de erros na etapa de identificação pessoal durante a fase do inquérito policial, relacionando tais falhas à violação de direitos fundamentais assegurados pela Constituição da República de 1988, especialmente o direito à liberdade. Parte-se da premissa de que a privação indevida da liberdade afronta garantias individuais e compromete a legitimidade do sistema penal. O estudo destaca a relevância social do tema diante da recorrência de erros judiciais no Brasil, capazes de produzir danos irreparáveis à vida, à dignidade e às perspectivas sociais das vítimas. A pesquisa tem como objetivo investigar as falhas procedimentais na qualificação pessoal, compreender suas causas e expor os impactos dessas práticas, valendo-se da análise de casos concretos acompanhados por organizações de defesa de inocentes. Metodologicamente, adota-se o método dedutivo, com base em doutrina jurídica, legislação processual penal e estudo de casos. Os resultados indicam que práticas inadequadas na atuação policial e judicial, aliadas à despersonalização do processo penal, contribuem para erros graves, contrariando princípios como o da culpabilidade e do devido processo legal. Evidencia-se a necessidade de maior rigor procedimental, revisão institucional e fortalecimento de mecanismos de controle, a fim de prevenir injustiças, promover a humanização da justiça e assegurar maior segurança jurídica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Annalúcia Garcia, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Acadêmica de Direito, UniCesumar, ra23010903-2@alunos.unicesumar.edu.br

  • Mateus Rigolin Benicio, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Acadêmico de Direito, UniCesumar, ra-23013173-2@alunos.unicesumar.edu.br

  • Camila Virissimo Rodrigues da Silva Moreira, Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

    Orientadora, Mestre, Unicesumar, professora, camila.moreira@docentes.unicesumar.edu.br

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988

BRASIL. Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 13 de dez.1941

INNOCENCE PROJECT BRASIL. Innocence Project Brasil. Disponível em: .

SILVA, Thiego Wenderson Sandes. CONDENAÇÕES INJUSTAS DEVIDO A FALHAS NO RECONHECIMENTO E A AUSÊNCIA DE REPARAÇÃO POR PARTE DO ESTADO. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 1, p. e453273-e453273, 2023.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

Condenações injustas devido a falhas no reconhecimento. Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar, [S. l.], p. 515–518, 2024. Disponível em: https://lgpublica.com/index.php/anaiscdu/article/view/192. Acesso em: 4 fev. 2026.