Educação, dignidade e cidadania
A experiência do núcleo de direitos humanos Marielle Franco
Palavras-chave:
Conscientização, Direitos individuais e coletivos, Vulnerabilidade SocialResumo
A educação em Direitos Humanos, que se baseia nos conceitos de cidadania e dignidade humana, deve ser coletiva. O objetivo deste trabalho é destacar o papel da educação na defesa e concretização dos direitos humanos, referindo-se ao desenvolvimento da sociedade e à assistência eficiente a pessoas discriminadas socioeconomicamente. Para isso, a pesquisa relata uma experiência de educação e defesa de direitos humanos desenvolvida na cidade de Paranaguá, Estado do Paraná. Este projeto teve início em 2018, com a criação de um núcleo chamado Núcleo de Direitos Humanos Marielle Franco (NDHMF), um Projeto de Extensão do IFPR – Instituto Federal do Paraná. O objetivo principal do NDHMF é auxiliar continuamente pessoas e grupos em situações de abuso de direitos humanos. Suas operações, em geral, têm canalizado informações e assistência jurídica, além de palestras e sessões de treinamento para comunidades. Elas têm como propósito serem garantidoras dos direitos humanos dos usuários e se apoiam na dignidade humana, nos direitos da personalidade e na cidadania, regulados pela Constituição Federal do Brasil de 1988.As ações implementadas têm ajudado a empoderar diferentes setores da sociedade, em particular mulheres com baixo nível educacional, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que são vítimas de violência doméstica. O núcleo mencionado recebe apoio de órgãos públicos, como as Defensorias Públicas da União e do Estado do Paraná, mostrando que o conhecimento pode ultrapassar o perímetro escolar e também alcançar segmentos sociais. Além disso, aborda-se a necessidade de replicar a experiência, considerando-se a existência ou não, em outros municípios do Estado do Paraná, ou mesmo em todo o país, devido à natureza fundamental dos direitos defendidos aqui para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 5ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
BARCELLOS, Ana Paula. Curso de Direito Constitucional – 11. ed. rev., ampl. e atual. – Salvador: Ed. JusPodivm, 2016.
BRASIL, Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; MEC, 2006.
_________. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 01/05/2025.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo. Ed. Moderna. Col. Polêmica, 2004.
MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Direitos humanos, cidadania e educação. Uma nova concepção introduzida pela Constituição Federal de 1988. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 6, n. 51, 1 out. 2001. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/2074. Acesso em:29/04/2025.
NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS MARIELLE FRANCO. NDH Marielle Franco. Facebook, 2025. Disponível em: https://www.facebook.com/NDHMarielleFranco/. Acesso em: 20 maio 2025.
NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS MARIELLE FRANCO. @ndhmariellefranco. Instagram, 2025. Disponível em: https://www.instagram.com/ndhmariellefranco/. Acesso em: 20 maio 2025.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em 17/05/2025.
SANTOS, Boaventura de Souza. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: Revista Crítica de Ciências sociais, no 48, 1997.
SILVA, Otavio Henrique Ferreira da. Educar para a cidadania: o que diz a legislação brasileira? In: Revista Brasileira de Educação, ano 03, número 10. Outubro de 2018.
SZANIAWSKI, Elimar. Direitos de personalidade e sua tutela. 2. ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
