Da comunicação não-violenta e dos conflitos familiares
Uma análise social e pacificadora
Palavras-chave:
Família, Comunicação não-violenta, ConflitosResumo
É indubitável dizer que o núcleo familiar é dinâmico e, em decorrência disto, ocorrem mudanças nos devidos comportamentos. E, tais transformações, exigem da família um trato voltado ao respeito e afeto. As relações familiares encontram-se em desgastes, abruptamente, e, a maior parte dos problemas de comunicação que resultam em conflitos advém da maneira como esses indivíduos se expressam e como estes recebem informações sentimentais em face desta rede relacional. A comunicação não-violenta surge como uma nova maneira de expressão dos sentimentos, que interferem nas relações. O objetivo geral se caracteriza no usufruto da técnica da (CNV) voltada aos conflitos familiares como alternativa resolutiva à pacificação. Adentrando os objetivos específicos, será realizado uma análise prévia do que é e no que se baseia a família e no que se funda a sua base e construção, bem como analisar conflitos familiares, conceituar a comunicação não-violenta e abordar a técnica aos conflitos familiares como meio de pacificação social. Os materiais utilizados para o trabalho foram baseados na linha teórica de revisão bibliográfica de tipologia de pesquisa qualitativa, com cunho descritivo exploratório e interpretativo. Como considerações finais espera-se observar, a partir da análise dos resultados aplicados, que os erros comunicacionais desgastam as famílias, ocasionando rupturas emocionais que perduram durante suas vidas. A comunicação não-violenta vem ser uma técnica voltada para a pacificação, resgatando os núcleos familiares, propiciando um ambiente respeitoso e afetuoso para as famílias, aprimorando o contexto de toda uma sociedade em que sua base de construção ainda se faz nas famílias.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rodrigo Bilieri. A Importância do Estudo das Linguagens para a Comunicação Não Violenta. RELACult, V. 05, ed. especial, abr. 2019, artigo nº 1304. Disponível em:
https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1304/928. Acesso em: 10 set. 2024.
AMORIM, Vilma Leite Machado. Mediação: instrumento de uma cultura de paz nas relações de trabalho. In: SILVA, L. A. M. G. Mediação de conflitos. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2013. p. 252-281.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BRASIL. Constituição. República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 05 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 set. 2024.
CACHAPUZ, Rozane Rosa. Mediação nos conflitos & direito de família. Curitiba: Juruá, 2004.
CAVALCANTI, Ana Elizabeth Lapa Wanderley. Casamento e união estável: requisitos e efeitos pessoais. Barueri-SP: Manole, 2004.
DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 9. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.
FRAZÃO, Dilva. In: Mahatma Gandhi: líder pacifista indiano. Pernambuco: Ebiografia. 2020. Disponível em: https://www.ebiografia.com/mahatma_ghandi/. Acesso em: 09 set. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
PELIZZOLI, Marcelo Luiz. Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV): reflexões sobre fundamentos e método. Diálogo, mediação e justiça restaurativa. Recife: Edufre. 2020
SAMPAIO, Lia Regina Castaldi; NETO, Adolfo Braga. O que é mediação de conflitos. São Paulo: Brasiliense, 2014.
VEZZULLA, Juan Carlos. Adolescentes, família, escola e lei a mediação de conflitos. Lisboa: Ágora Comunicação, 2006.
WALD, Arnoldo. O novo direito de família. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
WARAT, Luis Alberto. Ecologia, Psicanálise e Mediação. Tradução de Julieta Rodrigues. In WARAT, Carlos Alberto. (Org.) Em nome do acordo: a mediação no Direito. Florianópolis: EModara, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
