O DIREITO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Giovanna Pedroche Miranda Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Luana Dias Roque Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão Universidade Cesumar - UniCesumar Autor

Palavras-chave:

Criança, Direitos da Personalidade, Identidade infantil

Resumo

Este artigo busca abordar a conceituação das terminologias dos direitos da personalidade das crianças a partir de um percurso histórico, demonstrando como estes eram compreendidos e como se deu a evolução dos estudos acerca do tema até chegar ao momento contemporâneo. A análise do tema dá-se pelo olhar de Dalmo de Abreu Dallari e Janusz Korczak em seu livro O Direito da Criança ao Respeito com o intuito de representar a impressão destes e demais autores. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que desencadeou a construção de revisão de literatura sobre os temas. No desenvolver da pesquisa percebeu-se a dificuldade em encontrar conceitos claros sobre o que seria criança, bem como a falta de direitos e deveres, em seus objetivos gerais, o que se pretende é demonstrar a valorização à fase da infância como uma etapa que deve ser vivida pela criança, já que esta é um ser ativo e partícipe na construção de suas próprias culturas da infância e da construção do conhecimento, já em seus objetivos específicos, o que se busca analisar é a base dos direitos personalíssimos da identidade da criança, não encontrados em legislação, mas debatidos pela doutrina. Em conclusão, é indubitável dizer que nem sempre a criança teve seu devido reconhecimento na sociedade, porém, atualmente, tal fato está mudando e gerando mais espaço para que eles vivam com mais autenticidade e confiança, e o ECA tem sido a proteção à criança e ao adolescente na lei nº. 8.069/90.

Biografia do Autor

  • Giovanna Pedroche Miranda, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Estudante de Direito na Universidade Cesumar de Maringá, Paraná. É pesquisadora, bolsista do PIBIC 8 Cesumar de 2024, possui também pesquisa PIVIC 12 Cesumar 2023 em andamento para a publicação. 

  • Luana Dias Roque, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Estudante de Direito na Universidade Cesumar de Maringá, Paraná. É pesquisadora do PIVIC 12 Cesumar de 2024 e adquiriu pesquisa PIBIC 12 Cesumar 2023.

  • Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Pós doutora em hermenêutica jurídica pela UNISINOS - UNIVERSIDADE VALE DOS SINOS -RS; Pós doutora em democracia e direitos humanos pela UNIVERSIDADE DE COIMBRA-PORTUGAL.  Doutora em direito das relações sociais pela UFPR- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Mestre em direito civil, e graduada em direito pela UEM-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.  Professora titular no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito, E na graduação em direito - da UNIVERSIDADE CESUMAR- UNICESUMAR; Pesquisadora do ICETI da UNIVERSIDADE CESUMAR - UNICESUMAR; membro do IBDFAM - Instituto brasileiro de direito de Família. Advogada.

Referências

AMARAL, Francisco. Direito Civil: Introdução. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

BITTAR, Carlos Alberto. Os Direitos da Personalidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

DE CARVALHO, S. et al. CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA: CONHECIMENTO E CUMPRIMENTO. Em: El cincuentenario de los Pactos Internacionales de Derechos Humanos de la ONU. [s.l.] Ediciones Universidad de Salamanca, 2018. p. 1649–1660. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca>. Acesso em: 9 de maio. 2024.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral do Direito Civil. v. 1. 28. ed. São Paulo/SP: Saraiva, 2011.

FERMENTÃO, Cleide Aparecida Gomes Rodrigues. Vista do Os direitos da personalidade como direitos essenciais e a subjetividade do direito. Disponível em: <https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/313/172>. Acesso em: 9 maio. 2024.

GARCEZ, Sérgio Matheus. O Novo Direito da Criança e do Adolescente. Campinas: Editora Alinea, 2008.

INÁCIO, Maria da Conceição Pinto. Identidade e Alfabetização na Educação Infantil. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDLJ/1/alfabetiza__o_e_letramento_na_educa__o_infantil.pdf>.Acesso em: 9 de maio. 2024

JÚNIOR, Telles Goffredo. O povo e o poder: o Conselho do Planejamento Nacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

JANUSZ, Korczak; DALLARI, Dalmo de Abreu. O Direito da Criança ao Respeito. São Paulo. Summus Editorial, 1986.

LARA. Rosa María Alvárez de. El concepto de niñez em la convención sobre los derechos del niño y en la legislación mexicana. Instituto de Investigaciones Jurídicas (UNAM), nº 5, 2011.

LEI, N.8069 ; DE 13 DE 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em:<https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf>. Acesso em: 9 de maio. 2024.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2011.

MATTIA, Fábio Maria de. Direitos da Personalidade: Aspectos Gerais. Revista de informação legislativa. V.14, n.56, p. Data de Publicação: 1977.

NERY, Sebastião Araújo. O Direito constitucional da Criança e do Adolescente: porquê esse direito deve ser como é. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2004.

NETO, Luísa. O direito fundamental à disposição sobre o próprio corpo: a relevância da vontade na configuração do seu regime. São Paulo: Coimbra Editora, 2004.

NICOLODI, Márcia. Os Direitos da Personalidade. Disponível em:<https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/31513-35766-1-PB.pdf> Acesso em: 9 maio. 2024.

NUNES, Lydia Neves Bastos Telles. Respeito aos Direitos da Personalidade das Crianças e Adolescentes. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/seguranca/article/view/5027 >. Acesso em: 9 de maio. 2024.

PIAGET, Jean. O Juízo moral na criança. São Paulo: Summus Editora, 1994.

POLI, Leonardo Macedo. SÃO JOSÉ, Ferdanda Moraes. DE FARIA, Renata Montovani. Análise de Alguns dos Principais Princípios Constitucionais Norteadores dos Direitos da Criança e do Adolescente. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39807/2/An%c3%a1lise%20de%20alguns%20dos%20principais%20princ%c3%adpios%20constitucionais%20....pdf>. Acesso em: 9 maio. 2024.

ROSSI, Roberto de. Direitos da Criança e Educação: construindo e ressignificando a cidadania na Infância. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Direito da Universidade Estadual de Londrina, 2008.

ROSEMBERG, Fúlvia; MARIANO, Carmem Lúcia Sussel. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: debates e tensões. São Paulo: 2010.

SANTOS, Eucléia Gonçalves. A História do Direito Romano e sua Permanência. Disponível em: < https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernosdireito/article/view/3022>. Acesso em: 9 maio. 2024.

SOUSA, Rabindranath Valentino Aleixo Capelo de. O Direito Geral de Personalidade. Coimbra: Coimbra Editora, 1993.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil – Parte Geral. 2.a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

VIERA, Marcelo de Mello. Direito de Crianças e de Adolescentes à Convivência Familiar. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD9HMH64/1/disserta__o___direito_de_crian_as_e_de_adolescentes___conviv_ncia__familiar.pdf>.Acesso em: 9 de maio. 2024.

26 DE SETEMBRO DE, 1924. Declaração de Genebra. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/media/22021/file/Declaracao-de-Genebra-1924.pdf>. Acesso em: 9 maio. 2024.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Edição

Seção

DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL CONTEMPORÂNEO

Como Citar

O DIREITO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar, [S. l.], p. 38–54, 2024. Disponível em: https://lgpublica.com/index.php/anaiscdu/article/view/5. Acesso em: 29 ago. 2025.