A atuação do direito internacional humanitário nos conflitos armados

Autores

  • Andressa Kamilly Dorigan Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Jullia Silva Malavasi Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Tatiana Manna Bellasalma e Silva Universidade Cesumar - UniCesumar Autor https://orcid.org/0000-0002-0452-4886

Palavras-chave:

Proteção de civis, Limitações aos meios e métodos de guerra, Refugiados e deslocamento forçado

Resumo

O trabalho analisa o Direito Internacional Humanitário (DIH) como um conjunto de normas destinado a restringir os efeitos dos conflitos armados, protegendo pessoas direta ou indiretamente afetadas e impondo limites aos meios e métodos de guerra. Partindo da relevância histórica do tema diante das atrocidades ocorridas em guerras passadas, discute-se a necessidade de preservar a dignidade humana e de estabelecer parâmetros mínimos de humanidade em contextos de violência armada. O estudo aborda referenciais normativos centrais, como o Direito de Haia, voltado à limitação dos instrumentos e estratégias de combate, e as Convenções de Genebra de 1949, que consolidam a proteção de feridos, doentes, náufragos, civis e prisioneiros de guerra. Em perspectiva contemporânea, toma-se como exemplo o conflito entre Rússia e Ucrânia para evidenciar a importância da aplicação do DIH e os desafios decorrentes do descumprimento de tratados e obrigações assumidas em tempos de paz. Metodologicamente, adota-se o método hipotético-dedutivo, com pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que a forma mais eficaz de reduzir danos humanitários envolve prevenção, contenção e solução de controvérsias por meios diplomáticos, negociações e construção de acordos, reforçando a necessidade de aprimoramento e efetividade dos mecanismos de proteção no futuro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andressa Kamilly Dorigan, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Graduanda, Unicesumar, Estudante, andressakdorigan@gmail.com

  • Jullia Silva Malavasi, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Graduanda, Unicesumar, Estudante, julliasilvamalavasi@gmail.com

  • Tatiana Manna Bellasalma e Silva, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Mestra, Unicesumar, Professora, bellasalmaesilva@gmail.com

Referências

COUTURE,Eduardo. Página 10712 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 30 de Maio de 2022. Disponível em https://www.jusbrasil.com.br/busca?q=eduardo+juan+couture. Acesso em: 13.5.2024

MINISTERIO DA DEFESA. Manual de emprego do direito internacional dos conflitos armados(DICA) nas forças armadas. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/arquivos/File/legislacao/emcfa/publicacoes/md34a_ma_03a_dicaa_1aed2011.pdf. Aceso em: 10.5.2024

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Núcleo das diversidades, intolerâncias e conflitos. Disponível em: https://diversitas.fflch.usp.br/holocausto-e-anti-semitismo#:~:text=Holocausto%20ou%20Shoah%20(palavra%20hebraica,de%20judeus%20da%20Alemanha%20e. Acesso em: 10.5.2024.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

A atuação do direito internacional humanitário nos conflitos armados. Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar, [S. l.], p. 338–340, 2024. Disponível em: https://lgpublica.com/index.php/anaiscdu/article/view/136. Acesso em: 4 fev. 2026.