A Importância da afetividade nas relações familiares como instrumento de proteção à dignidade humana
Palavras-chave:
Afetividade, Relações familiares, Dignidade humanaResumo
O estudo busca analisar a importância da afetividade nas relações familiares como um instrumento de proteção à dignidade humana. Visasse compreender o papel da afetividade na promoção do bem-estar no ambiente familiar, além de investigar como essa dinâmica afeta a estruturação das relações entre os membros da família e, por consequência, o desenvolvimento dos indivíduos na sociedade. A metodologia adotada será a dedutiva, com pesquisa bibliográfica em obras de autores renomados no tema como Paulo Lôbo, Hélio Miranda e Martha Fineman. A pesquisa se dará pela análise de artigos acadêmicos, livros e outros materiais condizentes com o tema, com foco na teoria do direito de família e nas abordagens psicológicas e sociais do afeto familiar. Espera-se que os resultados mostrem que famílias estruturadas afetivamente têm um papel fundamental na formação de valores humanos, contribuindo diretamente para a coesão social e a proteção da dignidade da pessoa humana.
Downloads
Referências
LÔBO Paulo Direito de família e os princípios constitucionais. Tratado de direito das famílias. Belo Horizonte: IBDFAM, p. 101-129, 2015.
LÔBO Paulo Princípio da solidariedade familiar Revista Brasileirade Direito das Famílias e Sucessões, p. 144-159, 2007.
LÔBO, Paulo. Direito civil: famílias. Editora Saraiva, 2011.
MIRANDA JÚNIOR, Hélio Cardosode, MARCOS, Cristina Moreira. A noção de afeto no direito de família: diálogo coma psicopatologia e a psicanálise. Revista Latinoamericanade Psicopatologia Fundamental, v. 25, p. 510-532, 2022.
FINEMAN, Martha Albertson. The autonomy myth: A theory of dependency. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
