A Cobertura midiática acerca de crimes contra dignidade sexual e o princípio da presunção de inocência

Os riscos de violação aos direitos fundamentais do indivíduo antes do trânsito em julgado

Autores

  • Aline Gabriela Pescaroli Casado  Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Yara Braguin de Oliveira Guilherme  Universidade Cesumar - UniCesumar Autor

Palavras-chave:

Condenação social, Crimes sexuais, Garantias Constitucionais

Resumo

Atualmente, os crimes contra a dignidade sexual despertam crescente repulsa por parte da sociedade, impulsionada tanto pela intensificação da polarização social quanto pelo avanço das tecnologias de comunicação, que facilitam a ampla divulgação de notícias e detalhes sobre esses crimes por meio das redes sociais. No entanto, juntamente com as informações sobre a prática delituosa, tem se tornado cada vez mais comum a exposição da identidade dos supostos autores, com a divulgação de nomes e fotografias, mesmo quando ainda se encontram na condição de suspeitos. Nesse contexto, em um Estado Democrático de Direito, existem princípios e garantias previstos na Constituição Federal de 1988, os chamados Direitos Fundamentais, que são prerrogativas invioláveis asseguradas a todo ser humano desde o nascimento, com o objetivo de proteger a dignidade da pessoa e promover a igualdade entre os cidadãos. Entre esses direitos, destaca-se o princípio da presunção de inocência, previsto no art. 5°, inciso LVII, da Constituição, segundo o qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Surge, assim, um claro conflito entre a ampla exposição dos suspeitos de crimes, especialmente os de natureza sexual, e o respeito à presunção de inocência. A prática de divulgar dados pessoais de indivíduos ainda não condenados legalmente tem levado à sua condenação social antecipada, muitas vezes resultando em linchamentos e até mesmo em mortes. Nesse cenário, discute-se não apenas a violação ao princípio da presunção de inocência, mas também o próprio direito à vida, o bem jurídico de maior relevância e proteção no ordenamento jurídico brasileiro. Desse modo, importante se faz o debate e a procura pelo equilíbrio entre o direito de acesso à informação e a proteção dos Direitos Fundamentais dos suspeitos autores dessa classe de delitos, afinal, não se pode abrir caminho para um sistema de justiça paralelo, amparado por impulsos coletivos e sociais, em detrimento da (almejada) imparcialidade de julgamento e essência de um Estado Democrático de Direito.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

BARROSO, Luís R. Curso De Direito Constitucional Contemporâneo. 13. ed. Rio de Janeiro: SRV, 2025.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.

CASARA, Rubens Roberto Rebello. Processo penal do espetáculo (e outros ensaios). 2. ed. atual. e amp. Florianópolis: Tirant lo Blanch, 2018.

CORDEIRO MICHELS, Camila; CORDAZZO, Karine. A espetacularização do processo penal: reflexos e consequências processuais do populismo penal midiático. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. 2, p. 37–52, 2022.

FILHO, João Trindade C.; MENDES, Gilmar. Manual didático de direito constitucional. 9. ed. Rio de Janeiro: Saraiva Jur, 2024.

JUNIOR, Aury Lopes. Direito Processual Penal. 22. ed. Rio de Janeiro: SRV, 2025.

MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos fundamentais e controle de constitucionalidade - Estudos de Direito Constitucional, 4ª edição. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 39. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2023.

PENA, Marcus. Homem apedrejado e espancado até a morte após acusação de estupro em Juiz de Fora era inocente, conclui Polícia Civil. Juiz de Fora, 03 fev. 2025, 17h27.

SANKIEVICZ, Alexandre. Liberdade de expressão e pluralismo: Perspectivas de Regulação, 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

SARLET, Ingo; MARINONI, Luiz G.; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional - 13ª Edição 2024. 13. ed. Rio de Janeiro: Saraiva Jur, 2024.

Downloads

Publicado

20-06-2024

Edição

Seção

CIÊNCIAS CRIMINAIS, PROCESSO PENAL E LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Como Citar

A Cobertura midiática acerca de crimes contra dignidade sexual e o princípio da presunção de inocência: Os riscos de violação aos direitos fundamentais do indivíduo antes do trânsito em julgado. Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar, [S. l.], p. 881–889, 2024. Disponível em: https://lgpublica.com/index.php/anaiscdu/article/view/356. Acesso em: 3 fev. 2026.