A Criminalização do tráfico de drogas no ordenamento jurídico brasileiro
Palavras-chave:
Código Penal, Política Criminal, Responsabilização PenalResumo
A criminalização do tráfico de drogas no ordenamento jurídico brasileiro evidencia uma tentativa do Estado de conter o crescimento do comércio ilícito de entorpecentes no país, no qual envolvem uma análise crítica da eficácia da legislação penal e das políticas criminais aplicadas a essas infrações. Diante disso, este estudo tem como objetivo examinar a tipificação e fundamentação jurídica da criminalização do tráfico de entorpecentes, a responsabilidade penal do agente e o tratamento legal dispensado a essas condutas no contexto da Lei nº 11.343/2006. Na sequência, está presente pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica e análise documental de fontes primárias e secundárias, incluindo legislação vigente, artigos científicos, jurisprudências e doutrinas especializadas no tema. A partir dessa análise, o estudo observa que a tipificação penal do tráfico de drogas, procura alinhar a repressão ao tráfico de drogas com princípios de humanização das penas, ao mesmo tempo em que visa enfrentar o narcotráfico de maneira mais eficaz. Contudo, a aplicação da legislação revela dificuldades no que tange à proporcionalidade das penas e à eficácia das políticas públicas, principalmente no contexto da alta taxa de reincidência criminal e das condições do sistema penitenciário brasileiro. Em suma, embora o ordenamento jurídico busque garantir uma resposta penal rigorosa e adequada aos crimes relacionados ao tráfico de drogas, existem lacunas significativas que demandam o aprimoramento das estratégias preventivas, bem como a melhoria na execução das penas e no tratamento das causas estruturais da criminalidade. Dessa forma, é imprescindível um redirecionamento das políticas públicas voltadas para o tráfico de drogas, com foco na prevenção e na reabilitação, ao invés de se concentrar exclusivamente em penas punitivas e encarceradoras.
Downloads
Referências
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: Parte Geral. 21. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2019.
BORCSIK, Sandor Krisztan. Tráfico de drogas: problemas na formação da relação jurídico-processual. Revista Magister de Direito Penal e Processual Penal, Porto Alegre, v. 13, n. 73, p. 80-105, ago./set. 2016.
BRASIL. Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 24 ago. 2006.
CAMPOS, Marcelo da Silveira. O novo nem sempre vem: Lei de Drogas e encarceramento no Brasil. Boletim de Análise Político-Institucional, n. 18, p. 1-20, dez. 2018.
CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal: Parte Especial. 23. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2020.
CARVALHO, Salo. A política criminal de drogas no Brasil: estudo criminológico e dogmático da Lei 11.343/06. São Paulo: Saraiva, 2016.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. 35. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
GRECO, Rogério. Código penal comentado. 16. ed. Niterói: Impetus, 2021.
LIMA, Cláudia Maria de Lima. O Tráfico de Drogas no Direito Penal Brasileiro: Análise Crítica da Lei nº 11.343/2006. São Paulo: Editora RT, 2015.
SANTOS, Juarez Cirino dos; DIETER, Maurício Stegemann. O tráfico de drogas na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça: análise crítica. Boletim IBCCrim, v. 29, n. 347, p. 1-10, nov. 2023.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. O Direito Penal e a Sociedade Contemporânea. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
