Great place to work

Estudo de caso sobre a cadeia produtiva da vinícola aurora e a responsabilização frente ao trabalho escravo contemporâneo

Autores

  • Okçana Yuri Rodrigues Carvalho Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Pedro Henrique de Matos Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Henrique Rorato Freire Universidade Cesumar - UniCesumar Autor

Palavras-chave:

Trabalho escravo contemporâneo, Responsabilidade social empresarial, Cadeia produtiva

Resumo

O presente estudo analisa a responsabilização social e jurídica das grandes empresas frente ao trabalho escravo contemporâneo, a partir de um estudo de caso envolvendo a cadeia produtiva da Vinícola Aurora, certificada como Great Place to Work. A pesquisa parte do pressuposto constitucional da vedação absoluta ao trabalho escravo, conforme o artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal de 1988, bem como da tipificação penal prevista no artigo 149 do Código Penal, alterado pela Lei nº 10.803/2003. O trabalho discute a contradição existente entre a certificação empresarial de excelência no ambiente laboral e a ocorrência de exploração de trabalhadores terceirizados submetidos a condições degradantes na cadeia produtiva da indústria vinícola. A investigação destaca a interdependência contratual existente entre empresas e prestadoras de serviços, evidenciando que a terceirização não afasta a responsabilidade da empresa tomadora quando se beneficia direta ou indiretamente de práticas ilícitas. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, observação e método dedutivo, permitindo a análise crítica do caso concreto à luz da legislação e dos princípios da responsabilidade social. Conclui-se que a efetiva erradicação do trabalho escravo contemporâneo exige não apenas avanços normativos, mas também uma postura proativa das empresas na fiscalização de toda a cadeia produtiva, bem como uma revisão crítica dos mecanismos de certificação empresarial, a fim de garantir que compromissos éticos não se limitem ao discurso, mas se concretizem na prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Okçana Yuri Rodrigues Carvalho, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Mestra, UniCesumar, Professor Orientadora, okrodrigues@gmail.com 

  • Pedro Henrique de Matos, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Graduando, UniCesumar, estudante, pedromatosifpr@gmail.com 

  • Henrique Rorato Freire, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Graduando, UniCesumar, estudante, hr_freire@hotmail.com.br 

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Art. 1º. 7º.

SACHS, Andrea L. Escravos Contemporâneos: Um estudo sobre o trabalho forçado no Brasil. São Paulo: ed. Senac São Paulo, 2010.

DE SOUZA TELES, KB Trabalho escravo: em 26 anos, mais de 800 pessoas foram resgatadas em Alagoas . Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/cerca-de-850-trabalhadores-foram-resgatados-de-condicoes-analogas-a-escravidao-em-alagoas-em-26-anos/>. Acesso em: 21 mar. 2023.

SAKAMOTO, L. Tornozeleira eletrônica mantinha escravizado sob controle em site no RS . Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2023/03/11/tornozeleira-eletronica-mantinha-escravizado-sob-controle-em-sitio-no-rs.htm> . Acesso em: 18 mar. 2023.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

Great place to work: Estudo de caso sobre a cadeia produtiva da vinícola aurora e a responsabilização frente ao trabalho escravo contemporâneo. Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar, [S. l.], p. 640–642, 2024. Disponível em: https://lgpublica.com/index.php/anaiscdu/article/view/230. Acesso em: 4 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)