A imprescindibilidade de proteção de dados na área da saúde

Autores

  • Alane Martins Amieiro Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Donatella Condoleeza Carnelós Ribeiro de Castro Universidade Cesumar - UniCesumar Autor
  • Tatiana Manna Bellasalma e Silva Universidade Cesumar - UniCesumar Autor

Palavras-chave:

prontuário, anonimização, pseudonimização

Resumo

O texto aborda a proteção de dados pessoais no contexto da saúde, enfatizando a sensibilidade de informações tratadas em consultas e procedimentos, como documentos de identificação, dados de contato, registros clínicos, resultados de exames e prontuários. Sustenta-se que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é central para resguardar informações individuais, confidenciais e vulneráveis, especialmente diante da intensificação de recursos tecnológicos e da consequente ampliação da exposição a riscos. O problema de pesquisa concentra-se em avaliar em que medida a LGPD é eficaz para proteger direitos do paciente, considerando que o prontuário médico pode revelar elementos íntimos e sensíveis e, quando exposto, pode gerar discriminação, danos reputacionais, prejuízos profissionais e práticas como chantagem e extorsão. O objetivo é analisar a aplicação da LGPD na área da saúde e discutir mecanismos de segurança mais rigorosos para dados sensíveis, bem como a necessidade de orientação sobre outras normas correlatas e cuidados na digitalização de processos e na escolha de fornecedores de tecnologia. A metodologia é hipotético-dedutiva, com pesquisa bibliográfica e documental e técnica monográfica. Os resultados reportados indicam eficiência parcial da LGPD, com incremento de segurança e cooperação normativa, mas evidenciam baixa adequação organizacional, citando levantamento do Grupo Daryus segundo o qual parcela expressiva das empresas no Brasil não está plenamente adequada. Recorte institucional e setor específico da amostra: Não informado no texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alane Martins Amieiro, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Estudante, Unicesumar, alaneami2401@gmail.com

  • Donatella Condoleeza Carnelós Ribeiro de Castro, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Estudante, Unicesumar, Donatellacastro2006@gmail.com

  • Tatiana Manna Bellasalma e Silva, Universidade Cesumar - UniCesumar

    Mestra, Unicesumar, Professora, bellasalmaesilva@gmail.com

Referências

HAWRYLISZYN, Larissa; COELHO, Natalia; BARJA, Paulo. Lei geral de proteção de dados (LGPD):O desafio de sua implantação para a saúde. Edição (se houver).São José dos Campos- SP: Revista Univap, 2021.

MALDONADO, Viviane Nóbrega. Lei geral de proteção de dados: manual de implementação. 1. ed. São Paulo: RT revistas dos tribunais, 2019.

CABRAL, F.F. Proteção de dados na atividade empresarial: gerenciamento de riscos e o relatório de impactos à proteção de dados. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2019. p. 21.

MENKE, Fabiano. Lei geral de proteção de dados: subsídios teóricos à aplicação prática. 1. ed. São Paulo: Editora Foco, 2022.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

A imprescindibilidade de proteção de dados na área da saúde. Anais do CDU - Congresso de Direito UniCesumar, [S. l.], p. 393–395, 2024. Disponível em: https://lgpublica.com/index.php/anaiscdu/article/view/153. Acesso em: 4 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)